Santanésia é distrito de Piraí e faz fronteira com os bairros Chalet, Parque Santana e Ponte Vermelha (estes localizados no município vizinho de Barra do Piraí). Este distrito teve um grande fabricante de papel, a Companhia Industrial de Papel Pirahy - CIP, que antes disso tinha o nome de Cerâmica Santa Anna. Atualmente esta fábrica pertence ao grupo Schweitzer-Mauduit do Brasil.

Santanésia abriga também o Hotel Colonial, que hospeda regularmente artistas que se apresentam na região. Os famosos clubes da localidade - Naútico, Grêmio Recreativo, Clube dos Treze, Clube 1º de Maio e Clube Industrial Pirahy - alguns com as atividades paralisadas, foram no passado palco de grandes bailes.

O local possui tradicionais Instituições de Ensino como o Colégio Estadual Coronel Camisão e o Colégio Municipal Presidente Castelo Branco (Castelinho). Abriga também o Sindicato dos trabalhadores na Indústria de Papel, principal entidade da classe dos papeleiros na região sul do estado do Rio de Janeiro.

Santanésia tem como bairros Querosene, Fazendinha e Tomazes. As ruas têm nomes de pessoas que muito se destacaram no passado, como a Avenida Professora Heloísa Beatriz Figueira.


Caderno Especial

Tradicional Colégio Coronel Camisão.

Voltar ao Índice

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

©2016 All Rights Reserved.